segunda-feira, 22 de março de 2010




DA ALQUIMIA À QUÍMICA


...Os alquimistas não conseguiram encontrar o "elixir da longa vida", assim como um método de transformar metal em ouro, porém eles descobriram substâncias e alguns processos químicos, como por exemplo os ácidos Aqua fortis e Aqua regia.


Aqua Fortis:Aqua fortis, ou "água forte", na alquimia, é uma solução corrosiva do ácido nítrico (HNO3) na água. É feita a partir de salitre. Foi usado na alquimia como um solvente para dissolver prata e outros metais mais com notáveis exceções de ouro e platina que só pode ser dissolvido com água régia. Aqua Fortis foi preparado pela mistura de areia ou, alume, ou vitríolo, ou os dois últimos em conjunto, com salitre, em seguida, destilar-lo por um fogo quente. O gás coletado a partir desta condensa em aqua fortis.


Aqua Regia:A água régia ( "água real" ) é uma mistura de ácido nítrico e ácido clorídrico concentrados, geralmente na proporção de 1 para 3. É um líquido altamente corrosivo de coloração amarela. É uma das poucas substâncias que pode dissolver o ouro e a platina. E tem este nome de "água régia" devido a propriedade de dissolver os metais ("regios"), embora o tantálio, irídio e outros metais extremamente inertes possam suportar o seu ataque. A invenção da água régia é atribuída ao alquimista árabe Geber e era muito empregada por outros alquimistas e, ainda hoje, é utilizada em diversos procedimentos analíticos.


Ao longo do tempo muitos estudiosos foram aprimorando a alquimia, até chegar na química(do egípcio kēme (chem), significando "terra") que é a ciência que estuda as substâncias, suas propiedades, e suas reações químicas com outras substâncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário