domingo, 21 de março de 2010

HISTÓRIA DA QUÍMICA






Em comparação as outras ciências naturais(física. biologia...) a química é a mais recente. Não se tem uma data exata para o surgimento dessa ciência , mas sabe-se que ela se concretizou como ciência entre os séculos XVII e XVIII.



Os Egípicios já utilizavam processos químicos(em meados de 1500 a.C) na fabricação de objetos, na extração de corante em certos animais e vegetais, na produção de bebidas alcoólicas e na conservação das múmias.



Os gregos foram os primeiros a desenvolver teorias químicas-a respeito da composição dos corpos presente no espaço-. Leucipo desenvolveu a primeira teoria atômica de que se tem notícia, sendo aprimorada por seu dissípulo Demócrito. Ao analisar a areia da praia Leucipo criou a seguinte teoria: Ao ser vista de longe a areia parece ser contínua, porém, ao ser vista mais de perto ela parece ser formada por pequenos grãos, tão pequenos ao ponto de não podermos enxergá-los o que nos leva a pensar que a areia é contínua. Mesmo assim acontece com as demais coisas do universo.



Tempos depois surge na Grécia a ALQUIMIA, uma mistura de arte e mágia que surgiu na idade média. Seus objetivos eram encontrar o "elixir da longa vida", que proporcionaria as pessoas que o bebecem além da imortalidade a cura para doenças do corpo, e a descoberta de um método para transformar qualquer metal em ouro, pelo fato de o ouro ser resistível a corrosão, ele representava para os alquimistas a perfeição divina...(continua amanhã)



Um comentário: